• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Helicoverpa armigera: prorrogada emergência fitossanitária em Mato Grosso, Goiás e Piauí


Terça-feira, 19 de janeiro de 2016 - 05h58

O Ministério da Agricultura (MAPA) prorrogou o estado de “emergência fitossanitária” por conta do surto de Helicoverpa armigera nos estados brasileiros do Mato Grosso, Goiás e Piauí até novembro de 2016. A Portaria nº 10/2016, publicada no Diário Oficial da União, autoriza o uso de inseticidas como o Benzoato de emamectina mesmo antes do registro da substância no país.


O Benzoato de emamectina é apontada por diversos especialistas como o ingrediente ativo mais efetivo no controle da praga, mas sofre resistência por parte de ativistas ambientais e da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que considera sua toxidade além dos limites toleráveis.


No entanto, de acordo com a legislação do estado de Goiás, os produtores só poderão começar a pulverizar as lavouras com autorização e regulamentação da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Dirigentes de entidades representativas do setor produtivo já se articulam para pressionar o órgão oficial em busca dessa liberação.


Apesar de ter sido incluído pelo MAPA na lista de estados em situação de emergência fitossanitária em 2014 e 2015, a Agência não autorizou a aplicação de Benzoato de emamectina nos últimos dois anos. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) reclamam que a Helicoverpa armigera já provocou prejuízos de R$340,00 milhões apenas nas lavouras de soja.


Fonte: Globo Rural. 18 de janeiro de 2016.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja